Você sabia que desde de 2013 existe uma lei no Brasil que assegura os direitos e deveres das juventudes brasileiras?

Pois é! A Lei nº 12.852/13, conhecida como Estatuto da Juventude,  que coloca pela primeira vez pessoas de 15 a 29 anos idade como sujeitos de direitos é um marco em torno dos direitos das juventudes brasileiras!

Assim como todo direito conquistado, precisamos estar atentes sobre como as pessoas que nos representam no Congresso Nacional e nas Câmaras Legislativas municipais e estaduais estão fazendo valer os nossos direitos! Por isso, no final de 2021, o Engajamundo em parceria com o Instituto Cíclica e Instituto Veredas tomou decisão de se perguntar CADÊ AS JUVENTUDES NA POLÍTICA PÚBLICA FEDERAL? E realizar uma pesquisa que teve por objetivo mapear as iniciativas voltadas exclusivamente para as juventudes, tendo como recorte o período entre os anos de 2013 até o ano de 2021. E que também trocou, por meio de grupos focais, sobre quais caminhos podemos tomar para promover a construção de políticas públicas que sejam inclusiva, colaborativas e efetivas para as diversas juventudes existentes no Brasil.

Desse trabalho, resultou um relatório de pesquisa; um sumário executivo para ser levado e dialogado com representantes eleites e com a sociedade civil; um guia de indicadores para que cada vez mais as pessoas, principalmente jovens, consigam pensar maneiras de obter dados e informações confiáveis para reinvindicar seus direitos; e, por último, mas não menos importante, essa plataforma que você está acessando agora!

Aqui, você vai poder acessar esses materiais que são resultantes da pesquisa. A ideia é que esse espaço seja colaborativo! Que a gente possa ir juntando dados que dizem respeito as juventudes nas nossas cidades e estados. Trazer quais informações não são possíveis de serem acessadas e pensar propostas de monitoramento.

Topa esse desafio com a gente?

Quem realizou essa pesquisa?

Engajamundo

O Engajamundo é uma organização socioambiental de atuação nacional que tem como missão conscientizar os jovens brasileiros de que mudando a si mesmo, o seu entorno e se engajando politicamente, eles podem transformar sua realidade. Atuando a partir de ações presenciais e online, a organização visa levar as juventudes para os espaços nacionais e internacionais de discussão e tomada de decisão. E através das contribuições e demandas presentes nas pautas de juventudes, promover processos mais representativos de construção nesses lugares.

Instituto Cíclica

Uma organização composta por profissionais com experiência em pesquisa científica, na gestão pública e no terceiro setor, que busca desenvolver e aplicar metodologias criativas e eficientes para a consultoria, o acompanhamento e a execução de ações de transformação social junto à universidade, a governos e a organizações da sociedade civil.O Instituto Cíclica traz em seu nome o desafio de produzir movimentos, inovações e conexões que se unam num laço potente para realizar. O Cíclica atua na construção conjunta de soluções que possam melhorar a vida da população a partir do conhecimento técnico-científico, tendo como horizonte a promoção de direitos. O ciclo constante de produção de conhecimento e ação na sociedade é sintetizado na tríade Pesquisa, Estratégia e Movimento no Social.

Instituto Veredas

O Instituto Veredas nasceu em 2016 para construir pontes entre gestão pública, academia e sociedade civil, apresentando alternativas que geram mais acesso ao conhecimento técnico e científico na formulação e execução de políticas públicas.

Shopping Basket