Fique ligade!

Indicadores +
Monitoramento

Já pensou por que dados são importantes para nossa política e como são compilados?

Lei de Acesso
à Informação (LAI)

Já ouviu falar nessa lei poderosa? Sabe para quê ela serve e como utilizá-la?

Indicadores + Monitoramento

Quando você escutar a palavra INDICADOR nesse processo de tentar transformar o mundo, saiba: a pessoa está te falando sobre os dados que ela está utilizando para poder falar/incidir em algo. E esses dados podem ser os mais variados possíveis. Os indicadores são importantes para conhecer o ponto de partida. Pode ser uma forma de medir uma realidade e conseguir acompanhá-la ao longo do tempo, ver como evolui, se melhora, se piora, e pensar formas de agir sobre ela. Os indicadores também permitem que se crie uma forma de medir o impacto que uma determinada política pública tem.

O monitoramento das políticas às juventudes é uma grande lacuna no Brasil. Você sabia disso? Isso parece ocorrer pela falta de indicadores específicos, a dificuldade em separar dados por faixa etária e o baixo estímulo ao monitoramento governamental e popular. Por causa disso, fizemos oficinas com , jovens e especialistas que foram consultados para destacar indicadores-chave para monitorar políticas voltadas às juventudes brasileiras. Foi um grande desafio!

Dentre as recomendações para o melhor monitoramento das políticas voltadas às juventudes, pontuou-se a importância de uma política robusta de produção e transparência de dados, bem como da necessidade desses dados serem desagregados por questões sociais tais como raça, gênero e classe social. Essa é uma ação urgente que não pode depender apenas da vontade política de gestão. A fim de criar uma rede colaborativa de monitoramento de políticas, estamos propondo aqui a criação de uma plataforma compartilhada, onde jovens possam incluir dados referentes a suas realidades locais e condições de vida, além de mapear serviços, iniciativas e políticas municipais e estaduais para essa população. Parece mara, né?

Mas antes de irmos colocar a mão na massa, é importante lembrar que:

A carência de dados específicos e desagregados sobre a população jovem brasileira só seria verdadeiramente suprida com a realização de um Censo das Juventudes Brasileiras, que garantisse metodologia de coleta robusta e atenta às diversidades nacionais.

Lai

O que é a Lei de Acesso à Informação (LAI)?

A LAI é uma amiga muito massa da população. Essa é a sigla da Lei de Acesso à Informação, a Lei Nº 12.527 promulgada em 2011, que visa garantir e regularizar o acesso da população às informações públicas. Isso mesmo, eu, tu, o Zé da padaria. Todo mundo tem o DIREITO de requerer informações do Estado. 

Por aí vai que muitas vezes esse sentimento de termos pouco acesso ou entendimento acontece porque essa lei é muito pouco propagada, ou não sabemos muito ao certo como acessá-la. O melhor mesmo seria abrir a internet e ter tudo isso já lá disposto. Mas já que ainda não é o caso, imagina só se isso fosse um recurso que mais brasileiras e brasileiros tivessem em mãos. O quanto de ação e pressão isso não pode gerar daí!

E apesar da LAI ser essa parceira quando vamos atrás de dados públicos confiáveis, ela às vezes dá uma de enigmática e por isso ainda precisa de algumas melhorias. Isso porque, para além dessa burocracia inicial de requisição, a menos que você tenha costume, os dados que são oferecidos através dela podem ser confusos, através de tabelas extensas e sem uma tentativa de serem facilmente interpretáveis por qualquer um. Então tá aqui: para ela ser a melhor amiga da vida, ela tem que ser livro aberto (lança tudo pro mundo sem medo!) e ajudar quem quer estar junto a entender o que ela traz (me ajuda a te ajudar, Estado!). 

Mas ei, muito da nossa pesquisa foi produzida a partir das informações fornecidas através dessa legislação. Então usa e abusa, porque depois que a gente entende, não tem volta! Mesmo assim, é sempre importante lembrar que ainda temos muito o que avançar em processos de transparência, disponibilidade de acesso e compreensão facilitada.

Acesse o modelo de requerimento da lai

Infelizmente, a maior parte dos sistemas de informação ainda não disponibiliza dados por gênero ou por orientação sexual.

Shopping Basket